A doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal (DII) que é caracterizada por inflamação do revestimento do trato digestivo. Acredita-se que a sua causa seja multifatorial e relacionada à associação de fatores genéticos, ambientais, alterações na microbiota intestinal e uma resposta inflamatória exagerada. A inflamação causada pela doença de Crohn pode envolver diferentes áreas do trato digestivo em diferentes pessoas e se espalha profundamente nas camadas do tecido intestinal afetado.
Os seus principais sintomas são dor abdominal, diarreia severa, presença de sangue nas fezes, fadiga, perda de peso e desnutrição. Em crianças ela pode se apresentar com atraso do crescimento e desenvolvimento sexual.
Em 25% dos pacientes observa-se presença de fissura ou fístula perianal que causam dor e drenagem de secreção purulenta ao redor do ânus. Por ser uma doença sistêmica, a doença de Crohn também pode acometer as articulações, a pele, os olhos e o fígado.
A doença de Crohn pode ser dolorosa e debilitante e, às vezes, pode levar a complicações com risco de vida. Embora não haja cura conhecida para a doença de Crohn, as terapias podem reduzir bastante seus sinais e sintomas e até mesmo trazer remissão a longo prazo.
